O Desafio Internacional das Estrelas acontece neste final de semana (12 e 13) no kartódromo do Parque Beto Carrero World, na cidade de Penha (SC). A prova, que reúne grandes feras do automobilismo mundial, é também conhecida por seu equilíbrio de forças. Muito disso se faz graças ao equipamento usado pelos pilotos no evento.
Novidade na prova, o novo equipamento adotado pela organização comandada por Felipe Massa deve oferecer um desafio a parte para os participantes, que terão o primeiro contato com os karts nos treinos de acerto desta sexta-feira.
Com karts rigorosamente iguais para todos os pilotos e com sistema de lastros que equiparam o peso dos competidores, o evento traz para sua oitava edição os chassis modelo TS01 KJ, preparados pela ART Grand Prix, com assoalho de alumínio e carbono.
Apesar de oferecer várias regulagens de acordo com o estilo de pilotagem, o regulamento do Desafio das Estrelas permite que os pilotos ajustem somente a calibragem dos pneus, que serão da marca brasileira MG.
O motor é o italiano Iame Parilla de 125 cm3. Este propulsor refrigerado a água conta com ignição elétrica, desenvolve 32 cavalos de potência e atinge velocidades superiores aos 100 km/h - algo notável para um veículo tão pequeno.
O sistema de freios possui cilindro mestre traseiro de 22 milímetros, pinça de freio traseira de alumínio com 34 milímetros de espessura, discos flutuantes e ventilados, e mangueira em aço inoxidável trançado, para maior flexibilidade.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/kart-novo-equipamento-desafio-2013-101102251--spt.html