SANTA CATARINA - Aviso Importante




Aviso importante para esta época. Partilhem com seus amigos, isso poderá salvar uma vida.



Isto é uma lagamar (agueiro, corrente de retorno, canal, refluxo, ressurgência, gola ) e mata em minutos! São às dezenas espalhadas pelas praias.

O
 que fazer se for apanhado por um?

- Deixar-se ir com a corrente, mantendo-se sempre á tona de água utilizando os braços e pernas para garantir a sustentação.

- Independentemente de estar ou não em afogamento deve iniciar um pedido de ajuda para terra garantindo assim a máxima ação de segurança e possível resgate se necessário.

- Alguns metros mais à frente a gola perde intensidade e verifica-se que a velocidade da corrente diminuiu, neste caso deve iniciar a natação paralelamente à praia, desviando-se para o lado até deixar de sentir resistência.

- Após verificar que não está sobre influência de correntes contrárias deve descansar boiando algum tempo e seguir nadando em direção a terra utilizando neste caso as ondas favoráveis para a sua locomoção.

- Se começar a sentir cansaço deve de imediato pedir ajuda, neste caso deve-se levantar apenas um braço mexendo-o no ar.

- Não deverá utilizar os dois braços em simultâneo ou gritar freneticamente, pois perderá rapidamente a sustentação à tona de água e aumentará o cansaço, podendo ocorrer a submersão.

- Após sair da água deve descansar e recorrer a um posto médico ou pedir apoio se necessário.

Na costa leste, correntes de retorno de 20 metros de largura estendiam-se por até 150 metros e arrastaram quase 100 pessoas no final de semana. Um surfista morreu.
Orlando Sentinel reportou que banhistas normalmente cuidadosos, com água apenas até a cintura, eram surpreendidos por ondas de quase 2 metros e arrastados para longe.
As condições ruins devem continuar durante a semana e o perigo das correntes idem.
Normalmente pode-se perceber onde existe uma corrente de retorno pois a água é mais turbulenta, escura e espumante.
A foto e o video abaixo mostram como um banhista pego pela corrente deve proceder. Manter a calma e a cabeça acima da água, flutuar até conseguir sair da corrente nadando em paralelo à costa. Caso não consiga flutuar, vire-se em direção à costa e faça sinal com as mãos. O bom de nadar perto dos salva-vidas é porque tem alguém para ver o sinal das mãos, caso necessário.
Fonte: http://blogs.jovempan.uol.com.br/conexaoorlando/salva-vidas-resgatam-dezenas-de-pessoas-no-fim-de-semana/