VALE DO ITAJAÍ - SC - Defesa Civil registra 15 cidades com prejuízos devido a temporal em SC


Município de Matos Costa decretou situação de emergência na terça (23).
Segundo Celesc, cerca de 10.600 mil unidades estavam sem luz até 15h30.

Joana CaldasDo G1 SC
Comente agora
Carro caiu em uma vala em Balneário Camboriú por conta das fortes chuvas (Foto: George Domit de Oliveira/Divulgação)Carro caiu em uma vala em Balneário Camboriú
(Foto: George Domit de Oliveira/VC no G1)
Os temporais ocorridos na tarde e noite de segunda-feira (22) deixaram estragos em diversas cidades catarinenses. Segundo a Defesa Civil, a área mais afetada foi no Oeste, próximo aos municípios de Caçador e Canoinhas. Nessa região, o município de Matos Costa decretou situação de emergência na manhã desta terça (23). Segundo a Celesc, até as 15h30, 10.600 mil unidades no estado ainda estavam sem energia elétrica.
 A Prefeitura de Matos Costa decretou situação de emergência na manhã desta terça (23). Na cidade, aproximadamente 200 famílias tiveram casas destelhadas, em uma população de 2.835 habitantes.

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, um muro de um terreno particular cedeu devido à grande quantidade de lama no local (veja o vídeo ao lado).
Até as 17h30, a Defesa Civil contabilizou 22 municípios que registraram prejuízos. São eles Ilhota, Blumenau, Penha e Gaspar, todas no Vale do Itajaí, Ituporanga e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, Lages e Correia Pinto, na Serra, Caçador, Matos Costa e Calmon, no Oeste, São João do Itaperiú, Joinville, Itaiópolis, Jaraguá do Sul,São Francisco do Sul, Barra Velha, Araquari e Garuva, no Norte do estado.
Segundo a Defesa Civil, as cidades mais afetadas foram Matos Costa e Ilhota, para onde a entidade está encaminhando dez rolos de lona para proteger as casas em caso de mais tempestades. Ainda de acordo com a Defesa Civil, em Itaiópolis, no Norte do estado, 80% do município foi impactado.
Temporal também atingiu Florianópolis (Foto: Joana Caldas/G1 SC)Temporal também atingiu Florianópolis
(Foto: Joana Caldas/G1 SC)
Em São João do Itaperiu, na localidade de Porto do Itaperiú, a tempestade atingiu 70 casas e uma escola municipal com 80 alunos. A instituição foi interditada e o município decretou Situação de Emergência.

O município de São Francisco do Sul também foi impactado, uma residência próxima à encosta foi interditada. Segundo informações do município, deve ser decretada situação de emergência. Outras cidades registraram ocorrências na região, entre elas: Barra Velha, Garuva e Araquari, que teve três casas atingidas na Barra do Itapocu. Os bairros Pirabeiraba e Ademar Garcia, em Joinville, também tiveram problemas com alagamentos.

Em Jaraguá do Sul, segundo o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), a tempestade provocou destelhamentos em 24 casas, cinco escolas, três quedas de árvore e dois deslizamentos. O município informou cinco pessoas desalojadas.
O município de Ituporanga registrou um tornado pelas áreas de Bela Vista, Rio do Norte, Rio Areia, Chapadão Rio Areia, Rio das Pedras e Alto Rio Novo. Foram registrados ventos de 115 km/h, acompanhado de granizo e chuva intensa. Foram afetadas 650 pessoas e uma levemente ferida. O abastecimento de energia, transporte e comunicação ficaram prejudicados. O número de casas danificadas é de 71.
Alagamento na entrada da ponte Colombo Salles, na Capital (Foto: Melina Cauduro/RBS TV)Alagamento na entrada da ponte Colombo Salles,
na Capital (Foto: Melina Cauduro/RBS TV)
De acordo com informações da Celesc, até as 15h30, 10.600 mil unidades estavam sem luz. A companhia possui 227 equipes trabalham no restabelecimento do sistema. O mau tempo provocou a queda de galhos de árvores sobre a rede, partiu cabos e derrubou postes, provocando a queda de árvores sobre a rede elétrica e derrubada de postes.
Na maioria dos locais, a energia deve ser reestabelecida até o final da tarde. Na cidade de Celso Ramos, no Oeste de Santa Catarina, há 500 unidades sem energia. Devido ao difícil acesso, os trabalhos devem durar até a manhã de quarta-feira (24).