VALE DO ITAJAÍ SC Pronatec: SENAR/SC conclui mais uma turma

Publicado Quarta-Feira, 10 de Outubro de 2012, às 16:58 | CNA 
 
Imprimir Diminuir textoAumentar texto
 
 
 
 
 



 


Homenagens, palestra e almoço marcaram o encerramento do curso de Bovinocultura de Leite na Escola Estadual Básica Bernardo Muller, no município de Presidente Getúlio. De acordo com o supervisor do SENAR/SC na região do Vale do Itajaí, Darci Aloísio Wollman, as aulas foram concluídas na última sexta-feira (5) e foram ministradas pelas instrutoras: Terezinha Fagundes (recursos humanos e administração) e Thalyta Marcilio (parte técnica de bovinocultura de leite). "Os depoimentos ressaltam os resultados obtidos e a importância da iniciativa para os alunos do ensino médio, principalmente porque as atividades desenvolvidas estão voltadas às empresas rurais e seus familiares”, observou Wollman.


 


Estiveram presentes na confraternização o coordenador estadual do Pronatec Emerson Gava, representantes da Gerência Regional de Educação de Ibirama, diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio do Oeste, pais dos alunos e a supervisão regional do SENAR/SC no Vale do Itajaí.


PROGRAMA


O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, com formação inicial e continuada para estudantes ligados ao campo. “O intuito é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar. Assim, permanecerão no campo motivados”, realçou o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi.


São disponibilizados cursos na área de apicultura, avicultura de corte e postura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, equideocultura, construção de sistema de irrigação por superfície e drenagem, fruticultura básica, operação de tratores, transformação caseira de produtos (embutidos, defumados, beneficiamento de carne de ovino, caprino, peixe, frango e bovino), cultivo de olerícolas de talos, folhas e flores e cultivo de plantas industriais (mandioca) e suinocultura.


“Os alunos se envolvem e demonstram satisfação em aprender práticas e técnicas utilizadas por seus familiares. Além disso, analisam o que precisam fazer para ampliar os resultados, ou seja, estamos despertando o interesse da busca do conhecimento para aplicar na propriedade”, observou o gestor do Pronatec em Santa Catarina, Emerson Gava.


Assessoria de Comunicação do SENAR-SCwww.senar.com.br