VALE DO ITAJAÍ - SC - SENAR/SC capacita gratuitamente em outubro mais de 7 mil produtores rurais

Publicado Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2012, às 15:07 | CNA
ImprimirEnviar por e-mailDiminuir textoAumentar texto
  
 
[0]

 



 


Mais de 7.000 produtores rurais do território barriga-verde serão capacitados, neste mês de outubro, com 438 cursos gratuitos disponibilizados gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).


 


“Os treinamentos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais. São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidades de produção agropecuária para ampliar os ganhos das propriedades e garantir melhor qualidade de vida para quem vive no campo”, realça o superintende do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi.


Mensalmente, o SENAR/SC oferece treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As ações na linha de formação profissional rural envolvem atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura, atividades relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. Na linha de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo como educação, artesanato, cultura, esporte e lazer, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.


Capacitações


Entre as capacitações oferecidas no Norte do Estado estão a de cultivo protegido de hortaliças em Caçador, jardineiro em Corupá, aplicação de agrotóxicos em São João do Itaperiú, produção caseira de biscoitos em Jaraguá do Sul, cultivo de plantas medicinais em Araquari, operação e manutenção de roçadeira em áreas de fruteiras perenes em Irineópolis, turismo rural em Joinville e tratamento de madeira em Papanduva.


No Vale do Itajaí, o treinamento de operação e manutenção de tratores florestais reunirá produtores em Blumenau, de conservas de hortaliças e temperos em Doutor Pedrinho, de conservas de frutas em Ascurra, objetos decorativos com Palha de Milho em Itajaí, pintura em tecido em Imbuía, beneficiamento e conservação de pescado em Rio dos Cedros, produção caseira de biscoitos em Mirim Doce e tricô em Vidal Ramos.


Na região Sul de Santa Catarina, entre os cursos previstos estão o de confecção de tapetes em Araranguá, beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Florianópolis, aproveitamento integral de alimentos em Biguaçu, confeção de camisola e pijama em Garopaba, arte culinária em Turvo, licores e sucos em Timbé do Sul e produção de frangos e ovos caipiras em São Pedro de Alcântara. No Planalto Serrano, a capacitação de criação de abelha rainha atenderá produtores em Campo Belo do Sul, de olericultura orgânica em Correia Pinto, de formas associativas no meio rural em São José do Cerrito, pintura em tecido em Urupema, ponto vagonite em Lages e ponto cheio em Bom Retiro.


A região do meio oeste contará com capacitação de qualidade do leite em Abdon Batista, de reformas e pequenas costuras em Água Doce, crochê em Salto Veloso, controles gerenciais da propriedade rural em Macieira, doces de leite e iogurte em Capinzal e bordado com fita em Vargem Bonita. No oeste, entre os treinamentos estão o de casqueamento e ferrageamento de equídeos em Abelardo Luz, de produção caseira de pães em Coronel Freitas, bordado trançado com fita em Planalto Alegre, criação de bezerras e novilhas em Concórdia e confeitaria em Xanxerê. Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de crochê em Santa Terezinha do Progresso, aumento da produtividade do mel em Saltinho, piscicultura em São Miguel D’Oeste, tratamento de madeira em Descanso, ensilagem em Itapiranga, presuntaria e salamaria de carne suína em São Carlos, inclusão digital rural em Paraíso.


Os demais treinamentos podem ser conhecidos no site do Senar/SC (www.senar.com.br), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato rural do seu município. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322.


Assessoria de Comunicação do SENAR-SC


www.senar.com.br

BLUMENAU - SC - Escola de Blumenau, em SC, sofre cinco invasões em menos de um mês


Cálculos provisórios indicam um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil.
Ação de dois infratores foi registrada por câmeras de segurança da escola.

Do G1 SC, com informações da RBS TV
1 comentário
A Escola Estadual Júlia Lopes de Almeida, em Blumenau, Vale do Itajaí, sofreu cinco invasões em menos de um mês. Infratores estraram na instituição e já furtaram dois computadores, um micro-ondas e merendas. Segundo cálculos provisórios, a escola está com prejuízo de, aproximadamente, R$ 10 mil no total por furto e arrombamento.

Câmeras de segurança flagraram dois infratores que retiraram uma grade de proteção da escola (veja o vídeo). Eles entraram na sala de informática e levaram dois computadores. Professores e alunos contaram casos em que encontraram extintores de incêndio abertos, buracos no portão, tentativas de arrombamento de cadeados, merendas furtadas. "É uma falta de respeito com a educação", indignou-se uma professora.

Os alunos também comentaram a falta de segurança no estabelecimento. "A gente vem aqui procurar estudar, aprender com os professores. Quando a gente chega aqui, está tudo destruído, arrombado. A gente não tem como ter uma educação boa, uma sala informatizada. Eles vêm assaltar a escola de dia e no dia de semana. Como fica a gente?", indagou um aluno.

ITAJAÍ - SC - Caravana Siga Bem encerra sua sexta edição em Itajaí, na Concessionária Breitkopf, com dois dias de evento


E-mailImprimir

Maior projeto itinerante das estradas na América Latina promove diversas ações aos colaboradores
Com mais de dezessete mil quilômetros percorridos, a Caravana Siga Bem, maior projeto itinerante das estradas na América Latina, patrocinada pela Petrobras, Petrobras Distribuidora e MAN Latin America – fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, que partiu de Itajaí (SC) no início de abril, retorna à cidade nesta quinta-feira (26/09) para dois dias de atrações no encerramento de sua sexta edição.
Durante o evento, três carretas Volkswagen Constellation estarão à disposição do público que poderá participar de diversas atividades como palestras, exibição de vídeos, demonstração de equipamentos e medição de fumaça preta, além de assistir a grupos de teatro e bandas musicais. Também estarão disponíveis para test drive os novos VW Advantech, com motorização Euro 5.
Os caminhoneiros que visitarem a Concessionária Breitkopf em Itajaí poderão se inscrever no concurso “Caminhoneiro do Ano”, promovido por todo País pela Caravana Siga Bem, que em sua festa de encerramento, irá sortear um VW Constellation 25.390 zero quilômetro entre os três melhores colocados.
Desde que foi lançada em 2004, a Caravana Siga Bem já percorreu mais de 137 mil quilômetros, visitou 234 municípios brasileiros e contou com a participação efetiva de cerca de 1,3 milhão de motoristas profissionais.
Serviço: 
27 e 28 de setembro
Concessionária Breitkopf 
Rodovia BR 101, Km 116 
Salseiros - SC 
(47) 3346-1119 
LINK PARA DOWNLOAD DE IMAGENS ABAIXO:
Idealizada pelo Grupo Cobram, empresa de marketing e comunicação que, entre outras atividades, produz o programa “Brasil Caminhoneiro” e o Portal Brasil Caminhoneiro, além dos programas de rádio Siga Bem Caminhoneiro (distribuídos a mais de 170 emissoras por todo o País) a Caravana Siga Bem é a maior ação social e promocional itinerante realizada nas estradas da América Latina.
PERFIL DA CARAVANA SIGA BEM:
Período: Abril de 2012 a Setembro de 2012
Equipe: 30 profissionais
Caminhões/Carretas: 7
Veículos de apoio: 3
Quilometragem total: 17 mil
Número de estados: 18
Número de cidades visitadas: 41

NAVEGANTES - SC -Número de pessoas intoxicadas por leite permanece em 26 em SC


Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgou dados novos na quarta (26).
Foram 26 casos em Santa Catarina e uma criança permanece internada.

Do G1 SC
Comente agora
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgou às 15h desta quarta-feira (26) nova tabela sobre os casos de intoxicação por leite em Santa Catarina. O número não aumentou e permanecem 26 casos no estado, a maioria em crianças de até três anos. Porém, há um caso de um menino de cinco anos e uma adulta de 58 anos. Um bebê de três meses é o único que está internado.
 
O número de casos por cidade são: sete em Florianópolis, seis em Navegantes, três em Balneário Camboriú, três em Piçarras, três em Tubarão, dois em Penha, um em Itapema e um em Joinville.

A suspeita ocorreu após oito crianças ficarem doentes em três cidades de Santa Catarina. Elas estavam com o mesmo sintoma: apresentavam a região peitoral arroxeada. Após investigação epidemiológica, todos os casos tinham em comum o consumo de leite pasteurizado da marca "Holandês".

O estado montou uma força tarefa, com funcionários da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e interditou provisoriamente a fábrica Papenborg Laticinios Ltda, com sede em Biguaçu. Todos os os produtos da marca 'Holandês' foram retirados no mercado.

ITAJAÍ - SC - Trabalhador recebe choque de 13 mil volts ao tocar em fiação e sobrevive


Homem teve queimaduras de 1º e 2º grau ao encostar costas na fiação.
Ele foi encaminhado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen e passa bem.

Do G1 SC
1 comentário
Na tarde de quarta-feira (26) um homem recebeu um choque de 13 mil volts em Itajaí, no Norte de Santa Catarina. Por volta das 15h50, o trabalhador fazia a manutenção da rede elétrica na Avenida Reinaldo Schmithausen quando tocou na fiação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem estava no cesto de proteção e encostou as costas nos fios. A descarga elétrica queimou parte de sua roupa e atingiu a pele do trabalhador, que teve queimaduras de 1º e 2º grau. Segundo os bombeiros, o homem estava confuso e agitado.
Ele foi socorrido pelos bombeiros no local e depois pelo SAMU. O trabalhador foi encaminhado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen pela UTI Móvel do SAMU e passa bem.

BALNEÁRIO PIÇARRAS - SC - Salfer Piçarras SC


Na Loja Salfer Piçarras SC você encontra eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e colchões, TV’s, áudio e vídeo, eletroportáteis, informática, telefonia e informática, lazer e saúde, utilidades domésticas, cine e foto, brinquedos e muitos outros produtos. Salfer Piçarras SC – Telefone e Endereço: Endereço: Avenida Nereu Ramos, 249, Centro, Piçarras – SC. CEP: 88380-000. Telefone: +55 (47)…
27/09/2012 | lojasinternet |

Fonte: http://www.dignow.org/post/salfer-pi%C3%A7arras-sc-4569528-87459.html

ITAJAÍ - SC - Campeonato de Bocha Paralímpica reúne atletas de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina


Clique na foto para ampliar
A competição visa oferecer aos atletas da modalidade preparação para as
Foto: Deurico/CapitalNews

Com objetivo de oportunizar o intercâmbio entre as associações, 44 paratletas estão participando, em Campo Grande, do 1º Open da Associação Driblando as Diferenças (ADD) de Bocha Paralímpica do Estado. A competição também visa oferecer aos atletas da modalidade de bocha a preparação para as Paralimpíadas Escolares em São Paulo e o Campeonato Brasileiro de Bocha no Recife.
A competição reúne paraatletas dos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Paranhos, Maracaju, Três Lagoas, Tacuru, além do Clube Roda Solta/SMEL de Itajaí (SC). De acordo com a presidente da ADD, Marli cassoli, 13 instituições que somam cerca de 110 participantes entre paratletas, staffs e técnicos marcam presença no evento. “É uma grande oportunidade para os atletas mostrarem seu talento”, acrescenta.
Clique na imagem para acessar a galeria

A Presidente da ADD, Marli cassoli enfatiza a importância do intercâmbio entre as
Foto: Deurico/Capital News
Os ganhadores serão premiados com troféus e medalhas. O campeonato ainda homenageia o atleta da ADD da modalidade de bocha, Antonio Luiz Pereira Mecenas, um dos pioneiros do paradesporto em Mato Grosso do Sul.
Para a irmã de Mecenas, Nadir Mecenas, que esteve presente na competição é mais do que motivo de orgulho a homenagem ao irmão. “Meu irmão era contra o deficiente ficar em casa. Ele incentivava o trabalho, o estudo, estou muito feliz com a homenagem”, resume.
Clique na imagem para acessar a galeria

Nadir Mecenas, se orgulha ao falar do irmão homenageado
Foto: Deurico/Capital News
A competição está sendo realizada pela Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças (ADD) com apoio da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e do SESC-MS Camilo Boni. Os jogos seguem até amanhã (28).

Fonte: Renata Santos - Capital News (www.capitalnews.com.br) 

BALNEÁRIO PIÇARRAS - SC - Vice-prefeito de Balneário Piçarras obtém afastamento de multa


Sexta, 21 de Setembro de 2012 - 20:18:25

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu na terça-feira (18), por unanimidade, modificar sentença da 68ª Zona Eleitoral para afastar multa solidária de R$ 10 mil aplicada ao vice-prefeito de Balneário Piçarras e candidato à reeleição, Luiz José de Almeida Fayad (PP), e ao Jornal Eco. Da decisão, disponível no Acórdão n° 27.511, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
O juiz de 1º grau julgou parcialmente procedente a representação feita pela coligação "Por Amor à Balneário Piçarras" (PDT, PV, PSDB, PSD e PCdoB) contra o vice-prefeito e os responsáveis pelo jornal por entender que houve irregularidade em uma coluna publicada por Fayad, na qual ele teria insinuado que o candidato a prefeito da oposição, Leonel José Martins (PSDB), é "mentiroso e ladrão". Na sentença, o magistrado determinou também a autuação do processo como uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).
 
No recurso ao TRESC, Fayad e o Jornal Eco argumentaram que o conteúdo da coluna está de acordo com a garantia constitucional de livre expressão jornalística e não caracteriza propaganda eleitoral.
 
O relator do caso, juiz Julio Schattschneider, votou por dar provimento ao recurso e dispensar a multa, explicando que o conteúdo da coluna não incide no artigo 43, parágrafo 2º, da Lei n° 9.504/1997, o qual estabelece punição para propaganda paga na imprensa escrita.
 
O magistrado citou ainda o parecer do procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, o qual disse que "a matéria se resumirá no processamento enquanto AIJE, veículo processual adequado para a aplicação da multa".
 
Por Stefany Alves / Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC

Fotos dessa Notícia

BR 101 - SC - Carro pega fogo e causa lentidão na BR-101/SC


Redação Bonde
 

Um carro pegou fogo na manhã desta terça-feira (25) na rodovia BR-101/SC, em São José, região metropolitana de Florianópolis, na altura do km 208, sentido Curitiba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ninguém se feriu. 

A OHL, concessionária que administra a rodovia, informa que ainda há lentidão em ambos os sentidos (Curitiba e Palhoça) no km 207, por conta do incidente. No entanto, as chamas já foram contidas e não há mais restrições na pista. 

Também na pista Norte (sentido Curitiba), o tráfego é lento entre o km 121,5 e o km 119,5. Neste sentido, o tráfego segue pela faixa 3 (à direita). Essa alteração é necessária para que a concessionária possa realizar obras de reforço e alargamento da ponte sobre o canal do Rio Itajaí Mirim. 

Outros trechos - Ainda na BR-101/SC, o tráfego é lento do km 119,5 ao km 124,5 na pista Sul (sentido Palhoça), devido à restrição de tráfego nas faixas 1 (à esquerda). Os veículos seguem pela faixa 2 (à direita). 

Já na BR-376/PR, o tráfego flui sem retenção em ambos os sentidos (Curitiba e Palhoça), na tarde de hoje. 

O tempo é chuvoso em pontos alternados ao longo das rodovias BR-116/PR e BR-376/PR e há neblina em pontos da BR-376/PR. A concessionária orienta aos usuários para que redobrem a atenção e reduzam a velocidade, devido às pistas molhadas e às condições de visibilidade.

BRASIL - Facebook volta a apresentar problemas de lentidão


Problema parece mais extenso que o registrado ontem, quando um problema com provedor terceirizado deixou o serviço inacessível por algumas horas.
O Facebook está novamente apresentando problemas de lentidão na tarde desta quinta (23). Dezenas de leitores do IDG Now! estão reportando o problema por meio do nosso perfil no Twitter (@idgnow). Alguns apontam lentidão, mas a maioria diz simplesmente não conseguir acessar a rede social – tanto pela versão web quanto pela móvel.
O Facebook, que possui mais de 500 milhões de usuários, admitiu o problema há pouco em sua página sobre o status do sistema, onde disse estar "investigando o problema". A falha também afeta milhares de sites conectados à rede social – principalmente pelo botão "Like".
O problema parece ser mais extenso do que o registrado ontem, quando o serviço ficou inacessível para alguns países. O Facebook postou, em sua página no Twitter, que a causa foi um provedor terceirizado de infra-estrutura de rede.

ITAJAÍ - SC - NetMarinha - Feira Sul Trade Summit se consolida no mercado de logística e comércio exterior


publicado em 25/9/2012 às 15h01:

NetMarinha - Feira Sul Trade Summit se consolida no mercado de logística e comércio exterior

PR Newswire
Publicidade
Durante dois dias (20 e 21/9), cerca de 8 mil pessoas prestigiaram o evento em Itajaí (SC). "Um dos diferenciais é qualificação dos visitantes. São profissionais principalmente de Santa Catarina e de São Paulo focados em negócios. A edição 2013 acontece de 11 a 13 de setembro", adianta o diretor executivo da NetMarinha, Ricardo Demasi. A feira teve o patrocínio do Porto de Itajaí, do Porto de Itapoá, da APM Terminals e da Elog.
"Outro destaque foi a relevância dos temas discutidos durante o fórum. Cabotagem, cargas frigorificadas, unificação do ICMS, segurança, portos públicos e terminais privativos foram debatidos por executivos de empresas como BR Foods, Marfrig, Smiths Detection, entre outras, e por representantes de importantes entidades de classe", complementa Demasi.
A Sul Trade Summit reuniu 75 expositores. "Foi uma excelente oportunidade para conversamos com várias empresas e clientes. É uma feira que já está consolidada no calendário da navegação", comenta o gerente comercial da Santos Brasil, Paulo Pegas. A DHL, que participa de todas as edições, também já confirmou presença ano que vem. "É importante estarmos presente para ampliar nossa presença no mercado. Os clientes prestigiam", comentou a gerente regional de vendas, Fabiana Longo.
Uma ampla pesquisa está sendo feita junto a todos os expositores para avaliar as inovações implementadas este ano. O objetivo é aprimorar a edição 2013.  
Sobre a NetMarinha:
A NetMarinha é uma completa plataforma de comunicação e relacionamento que conecta exportadores e importadores com os prestadores de serviços deste segmento da economia. Com mais de 37 anos de experiência, gera conteúdo e produz eventos para o mercado de logística, transporte de cargas e comércio internacional. É responsável pelo portal NetMarinha, o primeiro e maior site do segmento, e pela promoção e organização da feira Sul Trade Summit.
Informações para a imprensa:Viviane Bornholdt ou Camilla Geigerviviane@fabricacom.com.brcamilla@fabricacom.com.br+55 +48 3027.6000 +55 +48 9125.7623
FONTE NetMarinha

BALNEÁRIO PIÇARRAS - SC - Intoxicação por leite tem primeira vítima adulta em Santa Catarina


Mulher de 58 anos foi para hospital na segunda (24), mas não foi internada.
Demais pacientes têm até cinco anos de idade e quatro estão internados.

Luíza FregapaniDo G1 SC
Comente agora
Uma mulher de 58 anos de Piçarras, no Vale do Itajaí, foi o primeiro caso de suspeita de intoxicação por leite contaminado com Nitrito em um adulto em Santa Catarina. Segundo relatório divulgado às 15h desta terça-feira (25) pela Diretoria de Vigilância Epidemológica, o número de casos subiu para 26, e fora a mulher de 58 anos, todos ocorreram com crianças de até cinco anos de idade. Ainda de acordo com o relatório, quatro estão internadas.

Os novos casos ocorreram um em Florianópolis e dois em Piçarras. Os números por cidades são: sete em Florianópolis, seis em Navegantes, três em Balneário Camboriú, três em Piçarras, três em Tubarão, dois em Penha, um em Itapema e um em Joinville.
O estado montou uma força tarefa, com funcionários da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e interditou provisoriamente a fábrica Papenborg Laticinios Ltda, com sede em Biguaçu. Todos os os produtos da marca 'Holandês' foram retirados no mercado.
De acordo com Marlene Zannin, professora de Toxologia da UFSC e supervisora do Centro Informações Toxicológicas (CIT) de Santa Catarina, o Nitrito é um produto químico, utilizado como conservante.
O primeiro sintoma da intoxicação pela substância é a cianose, ou seja, mudança da coloração da pele para tons e de azul e roxo, principalmente na ponta dos dedos, embaixo das unhas, e ao redor dos lábios. Isso ocorre por uma reação no sangue causada pela substância.
Conforme Luiz Carlos Custódio, responsável técnico da marca, a empresa também está fazendo um mutirão para recolher os produtos. "Desde semana passada, por medida de segurança, nos unimos aos técnicos do governo para retirar esses produtos do mercado. Na verdade, o problema já foi resolvido. Estamos apenas fazendo exames e análises nos produtos para saber se eles estão fora de perigo e para podermos voltar a produzir e comercializar os produtos", afirmou ele.
O Centro de Informações Toxicológicas orienta que quem consumiu o produto fique em alerta, observando a reação e, diante de qualquer sintoma, procure o Centro de Informações Toxicológicas ou a unidade de saúde mais próxima. Há um telefone com médicos de plantão e informações no site. "O CIT tem plantão 24h. Estamos recebendo diversas ligações e orientando as pessoas sobre esta intoxicação" explica Marlene.
Entenda o caso
Marca de leite é investigada por intoxicação alimentar em Santa Catarina (Foto: reprodução Globo News)19 crianças foram internadas com intoxicação em SC
(Foto: reprodução Globo News)
A suspeita ocorreu após oito crianças ficarem doentes em três cidades de Santa Catarina. Elas estavam com o mesmo sintoma: apresentavam a região peitoral arroxeada.
Benjamim, de um ano e 10 meses, chegou na quinta-feira (20) desacordado ao Hospital Infantil de Florianópolis e foi internado às pressas. "Estava com as mãos roxas, vermelhas. A boca e os pés também", afirma Walter Britos, pai do menino. No mesmo dia, mais duas crianças chegaram com as mesmas características à unidade de saúde.
Segundo Roberto Souza Morais, diretor do hospital, o quadro é estranho e preocupante. "Eram crianças saudáveis previamente, e que, de súbito, apresentaram um quadro de ficarem arroxeadas perto da boca, nas extremidades, muito pálidas e com muita falta de ar. Eram casos graves realmente", diz.
Na noite de sexta-feira (21), foi confirmado o diagnóstico de metemoglobinemia - uma alteração no sangue que pode levar à morte e que, geralmente, é provocada pelo consumo de algum produto.

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/09/caso-de-suspeita-de-intoxicacao-por-leite-tem-primeira-vitima-adulta-em-sc.html