VALE DO ITAJAÍ - SC - vc repórter: em Blumenau, rio Itajaí-Açu ganha régua eletrônica


13 de setembro de 2012  15h45  atualizado às 16h14

A régua foi instalada para medir o nível do rio Itajaí-Açu, em Blumenau, Santa Catarina. Foto: Jaime Batista da Silva/vc repórter
A régua foi instalada para medir o nível do rio Itajaí-Açu, em Blumenau, Santa Catarina
Foto: Jaime Batista da Silva/vc repórter
Uma régua em aço inoxidável de 16 m foi instalada em um dos pilares da Ponte de Ferro que fica sobre o rio Itajaí-Açu, em Blumenau, Santa Catarina, na quarta-feira, 12. O objetivo da ferramenta é fazer a leitura do nível do rio automaticamente.
De acordo com a prefeitura de Blumenau, o sistema irá ajudar também a reduzir o excesso de ligações no telefone 199 - número de emergência da Defesa Civil - já que os moradores da região poderão consultar a medição do nível do rio pelo site da prefeitura, informação antes obtida apenas pelo telefone.
Ainda segundo a prefeitura, com o novo sistema os dados poderão ser visualizados com mais rapidez, precisão e segurança, pois o dispositivo conta com sensores e temporizadores eletrônicos que enviam automaticamente a medição do nível do rio para Defesa Civil e com uma câmera apontada para a régua, que fornece a imagem, em tempo real e 24 horas por dia, para o site da prefeitura.
De acordo com José Egídio de Borba, secretário municipal de Defesa Civil de Blumenau, o investimento de todo o sistema de telemetria, do qual a régua faz parte, foi de R$ 56 mil. Ele explica que o equipamento foi pensado logo após as enchentes que atingiram a região em 2011 e que utiliza o mesmo sistema que o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) usa junto às barragens do Alto Vale.
"Vivemos em uma região onde a situação de enchente é comum. A necessidade da instalação desse sistema se faz porque os processos de medição que utilizávamos no rio nos deixaram sem informações recentemente. O atual processo é mais rico em detalhes, transmite a mediação do nível do rio em tempo real e disponibiliza imagens obtidas a partir de uma câmera de alta definição. O sistema facilita o trabalho da Defesa Civil e pode ser acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta", enfatiza.
Em 2008 uma enchente atingiu Santa Catarina e deixou 135 mortos, sendo 24 em Blumenau. Foi o pior desastre da história do Estado, resultando em mais de 80 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, 63 municípios em situação de emergência e 14 em estado de calamidade pública. Em setembro de 2011 a chuva castigou a região novamente, deixando 178.509 desabrigados e três mortos.