Senar/SC oferece mais de 400 treinamentos gratuitos em setembro
MB Comunicação
4/9/2012 04:38:20
Boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias, conservas de hortaliças e temperos, presuntaria e salamaria de carne suína, produção caseira de massas para congelamento, confeitaria, jardineiro, artesanato em couro, arte culinária, aplicação de agrotóxicos e cultivo de plantas medicinais. Estes são alguns dos 421 cursos disponibilizados gratuitamente, neste mês de setembro, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).
A meta é beneficiar 6.736 produtores rurais do território barriga-verde. “Os treinamentos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais. São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidade de produção agropecuária para ampliar os lucros das propriedades e garantir melhor qualidade de vida para quem vive no campo”, realça o superintende do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.
Mensalmente, o Senar/SC oferece treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As ações na linha de formação profissional rural envolvem atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura, atividades relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. Na linha de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo: artesanato, cultura, esporte e lazer, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.
CURSOS
Entre as capacitações oferecidas no Norte do Estado estão a de primeiros socorros em Calmon, bordado ponto cheio em Guaramirim, conservas de hortaliças e temperos em Araquari, cortes, assados e empanados de frango em Garuva, olericultura orgânica em Jaraguá do Sul, condução, poda e arqueamento de maçã, pêra e caqui em Canoinhas e tratamento de madeira em Matos Costa.
No Vale do Itajaí, o treinamento de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias reunirá produtores em Agrolândia, de inclusão digital em Braço do Trombudo, de beneficiamento e conservação de pescado em Itajaí, tratamento de madeira em São João Batista, conservas de hortaliças e temperos em Imbuia, produção caseira de massas para congelamento em Ituporanga e operação e manutenção de microtratores em Petrolândia.
Na região Sul de Santa Catarina, entre os cursos previstos estão o de aplicação de agrotóxicos em Balneário Gaivota, de confeitaria em Maracajá, de crochê em Grão Pará, de cultivo de palmeira real em Tijucas e de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Governador Celso Ramos. No Planalto Serrano, a capacitação de pequenos artefatos de retalhos de couro atenderá produtores em Anita Garibaldi, de produção de própolis em Cerro Negro, de pintura em emborrachado em Bom Jardim da Serra, de bordado com patchcolagem em Bom Retiro e de tratores agrícolas em Correia Pinto.
A região do meio oeste contará com capacitação de conservação do solo em Macieira, de conservas de frutas em Brunopólis, de cortes, assados e empanados em Zortéa, bordado com fita em Capinzal, e qualidade do leite Jaborá. No oeste entre os treinamentos estão o de confecção de langerie em Cordilheira Alta, de tricô em Guatambu, de pintura em emborrachado em Chapecó, de embutidos e defumados de carne suína em Coronel Freitas e beneficiamento e conservação de pescado em Peritiba. Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de manejo de colméia em Saltinho, produção caseira de pães em Galvão, pintura em tecido em São João do Oeste e qualidade do leite em Iporã do Oeste.
Os demais treinamentos podem ser conhecidos no site do Senar/SC (www.senar.com.br), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato rural do seu município. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322 .