VALE DO ITAJAÍ - SC - Após um ano, cidades de SC ainda se recuperam de destruição


Nove cidades do Vale do Itajaí foram afetadas pelas chuvas de 2011
Da Rede Record
Publicidade
Há um ano, fortes chuvas provocaram uma enorme destruição em nove municípios do Vale do Itajaí (SC). A Record voltou a Rio do Sul, uma das cidades mais prejudicadas, e descobriu que ainda há muito a fazer para que a população volte à vida normal.

Em 2011, três dias de chuvas fortes destruíram a região, fazendo com que os moradores jogassem fora mais de 13 toneladas de móveis que foram perdidos na inundação.

Hoje, quem não tem dinheiro para reconstruir a casa, improvisa construções nos locais mais altos da cidade. Os moradores receberam autorização para sacar o FGTS e o socorro aos atingidos mobilizou forças nacionais e internacionais.

Leia mais notícias de Cidades

Ainda hoje, os moradores reclamam da dificuldade de vender e alugar imóveis. A infraestrutura do município também ainda está prejudicada.

Desde 1950, as cheias na região aumentam em nível e frequências. Isso faz com que os empresários busquem construções cada vez mais altas e usem canoas para ir de um lugar ao outro.

Apesar da implantação de um sistema de geo-referenciamento, ainda falta a construção de sete barragens pequenas e uma de médio porte, além da implantação de um sistema de alerta de chuvas no Vale.

Assista ao vídeo